Responsabilidade Socioambiental
Responsabilidade Socioambiental
Responsabilidade ambiental

A Autarquia participa de diversos eventos relacionados com educação ambiental, promovidos no município e recebe, sistematicamente, escolares na Estação de Tratamento de Água, para os quais são feitas palestras relacionadas com o meio ambiente e recursos hídricos mais especificamente.

Desde 1998 o SAAE desenvolve um programa de recuperação e proteção da bacia hidrográfica do Ribeirão Bocaina, o qual nos últimos anos promoveu a construção de mais de 500 fossas sépticas acopladas a fossas absorventes, 48 módulos sanitários domiciliares para a população rural dispersa, a construção de uma estação de tratamento de esgoto no centro comunitário das Areias, com capacidade para beneficiar 250 pessoas, construção de dois centros para recolhimento de lixo tóxico, colocação de caçambas para recolhimentos de lixo doméstico, trabalho de educação ambiental com as famílias da área de atuação, para sensibilizar a comunidade sobre a importância da bacia.

A Autarquia tem atuado também na recuperação da mata ciliar. Através de um termo de parceria entre Promotoria Pública, Faculdade de Ciências Biológicas de Passos, Prefeitura Municipal, SAAE, Polícia Militar e Florestal, Usina Açucareira Passos e o Sindicato Rural de Passos. O objetivo é promover a gestão adequada dos recursos hídricos, com a preservação das nascentes. Numa ampla articulação social, as entidades participam com a análise e seleção das áreas que serão reflorestadas, projeto técnico de reflorestamento, formação de mudas e plantio

“Desenvolver a consciência ambiental requer despertar nas pessoas a importância do ambiente em que vivemos.”
Responsabilidade social

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE  de Passos beneficia atualmente 2.096 famílias com a tarifa social. O serviço em questão, é uma parceria do SAAE com a Prefeitura Municipal de Passos através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) e de Obras, Habitação e Serviços Urbanos.

O intuito da ação, é potencializar o benefício da tarifa social dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, suportado pelo equilíbrio econômico-financeiro do prestador em consonância com o princípio da modicidade tarifária.

A contemplação da Tarifa Social é feita através de uma análise realizada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG), junto da Sedest e o SAAE , onde a mesma é destinada à família com renda de até meio salário-mínimo per capta (por pessoa).

O desconto, de até 49,9% tem proporcionado às famílias melhores condições econômicas e financeiras, visto que assim o prestador cumpra os objetivos de expansão, eficiência e qualidade na prestação do serviço, sempre observando também a capacidade de pagamento das tarifas pelos usuários do SAAE .

Para os interessados, é necessário realizar o cadastro único (Cad-Único) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu território, e para os que já possuem o cadastro único é importante verificar se o mesmo encontra atualizado no prazo de 2 anos. Na ocasião é indispensável apresentação dos documentos de todos os moradores da casa (original e xerox), como: RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e/ou de Casamento, Carteira de Trabalho (frente e verso da página da foto, último contrato e próxima folha de contrato em branco), Holerite atualizado (DCB para aposentados), Comprovante de residência, e declaração Escolar.


Programas Socioambientais