Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
O que é água potável?
A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e biológica.

O que é uma certidão negativa de débito?
É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos. Pode ser solicitado por qualquer usuário na Central de Atendimento do SAAE Passos ou pelo nosso site em Autoatendimento > Certidão Negativa.
Para fazer a solicitação é necessário uma fatura de água do usuário.
Como solicito uma 2ª via da minha fatura?
Para solicitar a 2ª via de uma fatura, o usuário pode ir até a Central de Atendimento do SAAE Passos ou, se preferir, fazer a solicitação online através do nosso site, e clicar na área Autoatendimento > Segunda via da fatura, ou ainda, pelo Aplicativo SAAE Resolve obtendo a segunda via sem nenhum custo. É necessário informar o número da matrícula sem o dígito verificador para que você possa utilizar esse serviço.
Posso beber a água da torneira?

Com certeza, a água da torneira fornecida pelo SAAE Passos passa por um rígido processo de tratamento e um rigoroso controle de qualidade.

Todos esses fatores garantem uma água tratada potável e de qualidade para o consumo de todos.

O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?
No caso de qualquer suspeita com a qualidade da água na sua residência ligar para o SAAE Passos em qualquer dia ou horário, nosso atendimento é 24hs e gratuito no 0800-035 4250, um técnico irá à sua casa verificar sua água e tomar as providências, caso necessário sem custos para os clientes.
Por que a água fica branca? É excesso de cloro?
Se ocorrer água branca na sua torneira fique tranquilo, não é cloro. O cloro utilizado na Estação de Tratamento de Passos é gás, não é branco, e não gera alteração de cor na água como os produtos usados para piscina. Esse fenômeno ocorre devido a um aumento de pressão na rede de distribuição que reage com o oxigênio na água e dá esse aspecto leitoso. Essa água volta a ficar transparente em alguns segundos após ser colocada em um copo, e pode ser consumida normalmente.
 
Porém, mesmo com toda a limpeza do sistema realizada pode haver alteração em alguma residência, por isso é recomendado que ao identificado qualquer alteração, o cliente feche o registro localizado no cavalete, e o abra somente após o termino da limpeza e com cuidado. Entrar em contato com o SAAE Passos pelos canais de atendimento, assim que detectado o problema.
Quando falta água, pode haver alteração na qualidade?

A falta de água pode ocorrer por manutenções e melhorias no sistema de abastecimento de água, sendo emergencial ou programada toda atividade desse tipo têm equipes treinadas e procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem alterações para o cliente.

Porém, mesmo com toda a limpeza do sistema realizada pode haver alteração em alguma residência, por isso é recomendado que ao identificado qualquer alteração, o cliente feche o registro localizado no cavalete, e o abra somente após o termino da limpeza e com cuidado. Entrar em contato com o SAAE Passos pelos canais de atendimento, assim que detectado o problema.

Percebi que saiu limo na água ao usar a mangueira do meu jardim, por que isso acontece?
Essa situação é muito comum em mangueira de área externa como no jardim. A água fornecida pelo SAAE Passos tem cloro para matar as bactérias e outros micro-organismos, mas o cloro com o tempo sai da água, e isso acontece mais rapidamente onde ela fica parada, na luz e no calor. Por isso, quando temos uma mangueira na área externa onde a água fica parada no seu interior e no sol temos grande chance de os organismos aquáticos floresceram no local. Esse evento ocorre na própria mangueira e não vem do hidrômetro dessa forma. A melhor alternativa é sempre esvaziar a mangueira e retirá-la do sol.

O que causa alteração na coloração da água?

Nas tubulações mais antigas de ferro, podem ocorrer acumulo de material nas paredes. Esse acumulo chamamos de incrustação. A incrustação pode ser de muitos tipos. Quando ocorre uma manutenção ou melhoria no sistema temos que retirar a água dessa linha, e, ao retornar o abastecimento, a primeira água retira parte da incrustação da tubulação. A esse fenômeno chamamos de arraste.

Por isso, é extremamente importante a limpeza do sistema antes de usar essa água com o arraste. Qualquer percepção de alteração na água ao retornar o abastecimento, fechar imediatamente o registro localizado no cavalete e ligar imediatamente para o SAAE para resolvermos o problema.

A água tem gosto ou cheiro?
Antigamente se dizia que a água era insípida e inodora, sem gosto e sem cheiro, mas tudo isso mudou! Quando falamos de água tratada e potável, inclusive água mineral, existe sim gostos e cheiros devido a presença de minerais. Os padrões permitidos são definidos pela Portaria 2914/11. Um dos mais comuns é o de cloro.
Porém também existem algumas mudanças nas nossas residências que podem interferir neste processo como: a não realização da limpeza da caixa de água, filtros domésticos velhos e sem manutenção e consertos da tubulação interna do cliente. Todos esses fatores podem interferir na qualidade da água recebida e devem ser avaliados com cuidado. Por outro lado, se houver alguma alteração de gosto e no cheiro sem ter a ocorrência desses fatores internos, ligar para o SAAE.

Com qual frequência devo fazer a limpeza da caixa de água? Ela pode interferir na qualidade da água?

O SAAE recomenda que a caixa de água em casas sejam limpas a cada 6 meses, e que para prédios seja a cada 12 meses.

A limpeza precisa ser feita periodicamente para garantir que não haja nenhum interferência na qualidade da água.

Vou realizar a conexão do meu imóvel na rede de esgoto, devo desativar minha fossa séptica e filtro anaeróbio?

Sim, desde que já possua a orientação para se conectar. Para realizar a conexão na rede coletora de esgoto, você deve desativar a fossa e filtro do seu imóvel e fazer a sua conexão direto na rede que está em espera, disponível próximo à calçada da sua residência.


Preciso mudar de local ou rebaixar minha espera para conexão de esgoto. Como devo fazer?
Nós podemos ir até a sua residência, avaliar a situação e orientar sobre a melhor alternativa para a sua conexão de esgoto. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende uma vistoria de esgoto.
Água da máquina de lavar pode ir direto para tratamento de esgoto?
Sim, os rejeitos provenientes da lavanderia devem ir direto para rede de coleta de esgoto ou para uma caixa de passagem. Esses rejeitos não podem estar conectados na caixa de gordura.
Papel higiênico posso jogar na rede?
Não. Apesar de muitas embalagens conterem a informação: "Papel higiênico biodegradável” ou “100% Celulose", ele não se dissolve facilmente na água e, misturado com outros materiais sólidos pode agravar entupimentos, tanto nas tubulações internas quanto na rede coletora de esgotamento sanitário. A ação pode provocar manutenções emergenciais, transbordamento de rede, contaminação do lençol freático e provocar doenças relacionadas a falta de saneamento.
Com qual frequência devo limpar a caixa de gordura?

A periodicidade da limpeza da caixa de gordura está relacionada com a utilização dela, é importante acompanhar o uso para mantê-la limpa e com a função de reter a gordura.
Em média, para manter o bom funcionamento, realize uma limpeza:
- A cada 6 meses para as caixas de residências comuns;
- A cada 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
- Mensalmente em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues.


Atenção: Sem essa etapa, a gordura começa a solidificar na rede e, com o tempo, pode provocar graves obstruções e, em consequência, alagamentos, contaminação do lençol freático, manutenções desnecessárias e outros transtornos.

Está retornando mau cheiro, o que pode ser?
O mau cheiro é provocado pelos gases presentes no esgoto, uma boa instalação interna contribui para que eles não retornem para sua residência. A NBR 8160:1999, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), recomenda o uso de sifões, caixas sifonadas, caixas de gordura e ramais de ventilação para eliminar odores. Verifique suas tubulações internas e a utilização correta dos sifões. Uma válvula de retenção antes da saída da sua tubulação também pode ajudar a não retornar gases.