Institucional
Institucional
Quem somos

O SAAE é uma Autarquia Municipal, com personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira. Foi criado em 25 de novembro de 1960, através da lei de nº 439, com o objetivo de operar, manter, conservar e explorar os serviços públicos de água potável e de esgoto sanitário em todo o município de Passos. Com receita própria, proveniente do recebimento de tarifas  de água e esgoto, destina os recursos arrecadados para o pagamento de despesas, manutenção do sistema de água e esgoto e também para os novos investimentos e ampliações desse sistema.

A primeira água canalizada foi no ano de 1904 e era captada na chácara Joaquim Gomes, prefeito na época, abastecendo a parte baixa da cidade. Em 1919 teve início a construção da rede de esgoto, na gestão de Dr. Lourenço Ferreira de Andrade. Em 1930 inaugurou-se o novo sistema de abastecimento de água captada na represa da Serra do Sabão. Toda a água era aduzida em canal aberto até onde é hoje o Clube Passense de Natação (CPN). Dali a água era bombeada até o reservatório do largo do Rosário, hoje Praça Geraldo da Silva Maia. Nessa obra foram empregados 10.395 metros de tubulação. Este projeto, para concluí-lo, Dr. Lourenço F. de Andrade, prefeito na época, vendeu ao Estado o prédio do Paço Municipal (Fórum) e do Grupo Escolar Dr. Wenceslau Braz, hoje Escola Municipal Francina de Andrade. Até o final da década de 50, a cidade era abastecida pela "Água do Sabão". Além de não ser tratada, a água era distribuída de forma precária.

O SAAE em Passos surgiu de uma necessidade vista pelo Prefeito do final da década de 50, José Caetano de Andrade. Naquela época a prefeitura havia construído o Sistema de Abastecimento de Água, mas encontrou sérias dificuldades para operar e manter um tratamento técnico adequado.

Começou então a agilizar novas formas de trabalho para oferecer o melhor à cidade. Assim, em 1° de junho de 1961 foi assinado convênio entre a Prefeitura Municipal e a FSESP (atual FUNASA), para que esta administrasse o SAAE. Em 15 de junho de 1961 foi aberto o escritório do SAAE, na Rua Cel. João de Barros, com uma equipe de 11 funcionários. Começava aí um trabalho pioneiro para contribuir com a saúde e desenvolvimento da comunidade de Passos.


Memória

Em setembro de 1959 foram iniciadas as obras de captação do Ribeirão Bocaina para abastecimento público do município. O sistema de abastecimento começava a ser estruturado, porque ao mesmo tempo, o município construiu um reservatório com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água, o qual foi concluído em 1960.
Naquela época, apenas 30% da população de Passos, ou cerca de 8.500 habitantes recebiam água do abastecimento público.
Alguns dados da cidade nesta época:

- Número de ligações de água: 1.676;
- Comprimento da rede de água: 20.000 metros;
- População abastecida: 8.500 habitantes (30% do total).

Em 1° de junho de 1961 foi celebrado o primeiro convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação SESP, para administração e operação do SAAE. A Fundação e a Prefeitura Municipal se comprometiam a somar esforços para alocar recursos para a construção da Estação de Tratamento de Água, já que a população continuava a receber água sem nenhum tipo de tratamento.

A Estação de Tratamento de Água só começou a ser construída em Dezembro de 1961. Em janeiro de 1963 as obras foram concluídas e Passos passou a dispor de uma moderna estação de tratamento de água do tipo convencional, com floculadores, decantadores e filtros rápidos, com capacidade para tratar 120 litros por segundo.

Um dos maiores trunfos do SAAE de Passos foi a implantação pioneira do Projeto de Fluoretação, no ano de 1965. Nessa época, poucos municípios da Bahia e do Espírito Santo faziam experiências com a administração do Flúor Silicato de Sódio na água de abastecimento público. O produto importado era caro e dificilmente adquirido. A Fluorita, similar nacional do flúor, apresentava a mesma eficiência a um custo reduzido e foi utilizada em Passos como a número 1 no cenário brasileiro.

Os resultados dessa ação pioneira foram incontestáveis. Em 1978 o município registrou queda de 72% no índice de cáries em crianças de 7 a 14 anos. Em 1985, uma nova queda, desta vez da ordem de 58% na mesma faixa etária.
Passos atingiu a universalização do abastecimento de água, na área urbana, no início da década de 1980. Todas as ruas são dotadas de redes de distribuição de água.

Administração
Diretor Geral

Esmeraldo Pereira Santos

Diretor Adjunto

Antônio Sérgio Fernandes da Silva

Controle Interno

Iara de Fatima Ferreira Costa Patti

Assessoria Jurídica

Hágata Rodrigues Trindade

Gerência Administrativa   

• Gerente Administrativo: Gabriel Silva Cardoso
• Chefe de Transporte: Pedro Henrique Campolina Silva Guedes
• Coordenadora de RH: Silzani Soares Lopes
• Coord. de Patrimônio/Almoxarifado: Roberto Gonçalves da Silva
• Chefe de Compras: Ricardo de Paula Silva
• Coord. Licitações e Contratos: Bruna Evelyn Ribeiro Silva
Coordenadora de Secretaria: Stephanie Lobato Xavier

Secretária Executiva: Beatriz Nunes Rocha


Gerência de Relacionamento

• Gerente de Relacionamento: Maytsa Lemos de Almeida Vilas Boas
• Coordenadora de Atendimento: Vanessa Garcia de Mello

-Coordenadora de OuvidoriaGracyelly Vilela Porto

• Assessora de Imprensa: Adriana de Oliveira Dias

Gerência Financeira

• Gerente Financeiro: Edson Martins
• Chefe de Contas e Consumo: Guido Roberto Garcia Leite Silva
• Chefe de Contabilidade: Paulo Cesar da Silveira
Coordenadora de Tesouraria: Helica Bueno Elias
Coordenador de Dívida Ativa: Esron Eider Machado

 Coordenador de Fiscalização: Vinícius Mendes Bento 


   

Gerência de Operações

• Gerente Operacional: Carlos Batista Bomfim
• Supervisor Operação e Manutenção: João Batista de Oliveira
• Supervisor de Redes e Ramais: Luciana Borges Cunha
• Chefe ETA I: Marcelo Henrique Simão de Oliveira
• Chefe ETA II e ETE: Ronaldo Nunes da Silva

Gerência de Projetos

• Gerente de Projetos: Aparecido Reis dos Santos
• Supervisor de Obras e Serviços: Ronei Garcia de Andrade
• Cadastro Técnico: Danilo Gonçalves Pereira

Gerência Ambiental

• Gerente Ambiental: Tania Teles

Gerência de T.I   

• Gerente de T. I: Wilson Antonio Duarte