Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Diretor do SAAE Passos participa da inauguração da Casa do Saneamento na Cop30
01/10/2025
01/10/2025
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Passos, Esmeraldo Pereira Santos, que também é presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento participou nos dias 30 de setembro e 1º de outubro em Belém, no Pará, da inauguração da Casa do Saneamento no Contexto da COP30 – FUNASA, quando ministrou quatro palestras. A COP 30 será realizada de 10 a 21 de novembro.
As palestras foram sobre os Desafios do saneamento básico diante da crise climática; Saneamento urbano em áreas de exclusão social (favelas, palafitas, ocupações precárias): modelos de gestão, tecnologias e inclusão; Capacitação e fortalecimento institucional para o saneamento básico resiliente ao clima; e Saneamento e mudança climática: Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos – 3ª Edição (lançamento e debates).
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), representa um marco histórico para o Brasil e, em especial, para a Amazônia. O evento coloca o país no centro da agenda climática global, destacando a urgência de soluções integradas que promovam adaptação, resiliência e equidade diante dos impactos das mudanças climáticas.
No Brasil e na Região das Américas, os determinantes ambientais da saúde, em especial o saneamento básico, são fatores centrais para reduzir iniquidades em saúde, proteger populações vulneráveis e fortalecer a justiça climática. Estima-se que a ausência de acesso seguro ao saneamento esteja diretamente associada a milhares de mortes evitáveis por doenças de veiculação hídrica e outras doenças relacionadas às condições ambientais inadequadas, além de agravar impactos socioambientais e econômicos.
A inauguração da Casa do Saneamento, iniciativa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), busca consolidar-se como um espaço de convergência, diálogo e inovação para fortalecer políticas públicas e cooperação multissetorial em saneamento, saúde e meio ambiente. O evento inaugural será realizado em Belém, no marco preparatório da COP30, simbolizando o compromisso do Brasil com a universalização do saneamento básico, a promoção da saúde e a redução das desigualdades.
Os objetivos do evento foi o de lançar oficialmente a Casa do Saneamento como espaço estratégico para políticas públicas e inovação em saneamento básico no contexto da COP30; promover diálogo intersetorial e internacional sobre saneamento, saúde, equidade e adaptação climática; consolidar consensos em torno da Carta de Belém sobre Saneamento Básico, Saúde e Justiça Climática, a ser apresentada como contribuição do Brasil à COP30; e fortalecer o papel da Funasa e das instituições parceiras como protagonistas na universalização do saneamento básico e na promoção da justiça climática.
A casa tem como público-alvo gestores e técnicos do Governo Federal, organismos internacionais, setor privado e entidades do setor de saneamento, academia, centros de pesquisa e instituições de inovação e movimentos sociais, lideranças comunitárias, povos e comunidades tradicionais.
A Casa do Saneamento, que funciona na Superintendência Estadual da Funasa no Pará – Belém/PA. Av. Visconde de Souza Franco, 616 – Reduto – Belém/PA, nasce como símbolo do compromisso brasileiro com a justiça climática e a saúde universal, reconhecendo o saneamento básico como direito humano fundamental e condição indispensável para o desenvolvimento sustentável. Sua inauguração, no marco da COP30, ocasião estratégica para reposicionar o tema na agenda nacional e internacional, contribuindo para que o Brasil apresente em Belém uma visão de futuro: saneamento universal, saúde equitativa e resiliência climática para todos.