Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Geral
Servidor de TI do SAAE Passos participa de evento da Anciti
24/11/2025
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAA) Passos esteve presente no Smart GOV Nacional Anciti 2025, promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti). O representante no evento foi o gerente de Tecnologia da Informação, Wilson Antonio Duarte.
O evento ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de novembro, em Campinas/SP que foi o ponto de encontro de prefeitos, gestores públicos, autoridades nacionais e lideranças das principais empresas municipais de tecnologia do país para debater o papel da inteligência artificial e da inovação na melhoria da gestão pública e dos serviços municipais.
De acordo com Wilson, a programação contou com painéis, palestras, momentos de networking e a grande Solenidade de Premiação do Anciti Awards 2025, reunindo as cidades e órgãos públicos que mais se destacaram em inovação e transformação digital.
“Foi um evento muito produtivo. Afinal, o objetivo da Anciti é democratizar a tecnologia e a inovação para que, independentemente do porte, as cidades brasileiras possam oferecer serviços públicos (saúde, educação, saneamento, segurança, mobilidade, etc.) mais acessíveis, rápidos e eficientes à população. O SAAE Passos vem, a cada dia, melhorando seus processos com este objetivo do atendimento à população”, disse Wilson.
 A Anciti é uma entidade que reúne gestores municipais de tecnologia e inovação de diversas cidades brasileiras. Promove a modernização da gestão pública por meio da tecnologia. Trabalha para fortalecer a transformação digital dos serviços públicos. Busca tornar os serviços mais eficientes, acessíveis e alinhados às necessidades da população. Incentiva a adoção de soluções inovadoras e o uso de dados para aprimorar políticas públicas nas cidades.
O papel principal da Anciti é promover e acelerar a transformação digital e tecnológica da gestão pública nos municípios brasileiros. Em essência, a ANCITI atua como um catalisador para que os órgãos públicos se tornem mais eficientes, inovadores e com serviços públicos de melhor qualidade para o cidadão.
O evento teve como objetivo a Modernização da Gestão Pública: Incentivar e apoiar os gestores municipais na adoção de tecnologias (como Inteligência Artificial, IoT e análise de dados) para modernizar os processos administrativos e operacionais. Fortalecimento da Governança Digital: Estimular a criação de políticas de governança e planejamento estratégico em Tecnologia da Informação, garantindo a segurança digital e a soberania de dados nos municípios. Intercâmbio de Conhecimento: Funciona como uma rede de cooperação, permitindo que os municípios troquem experiências, cases de sucesso e aprendizados sobre a implementação de soluções tecnológicas. Reconhecimento da Inovação: Promover eventos e premiações, como o ANCITI Awards e o Smart Gov ANCITI, para reconhecer e dar visibilidade aos projetos mais inovadores e eficazes em transformação digital no Brasil.
VEJA TAMBÉM
Tags