Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Água
SAAE remunera produtores rurais do Projeto Bocaina - Produtor de Água
31/03/2023
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Passos remunerou na tarde desta sexta-feira, 31, no anfiteatro do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (Sinrural) produtores rurais que fazem parte do Projeto Bocaina - Produtor de Água, implantado no município de Passos em 2017. O Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) desta vez pagou o valor de R$68 mil a 49 produtores que preservam as nascentes - que possibilitam água no Ribeirão Bocaina, responsável pelo abastecimento de 62% da água consumida em Passos.

Esta é a terceira parcela paga pelo SAAE aos produtores. Implantado no município pela Lei Municipal nº 3.269, o projeto reúne mais de 40 parceiros.

Participaram da mesa o anfitrião e presidente dos trabalhos, o Diretor do SAAE, Esmeraldo Pereira Santos; o Presidente do Sinrural, Darlan Esper Kallas; o Mobilizador do Projeto Bocaina – Produtor de Água, Dirceu Oliveira; o Diretor Geral do Instituto Mineiro de Gestão da Água (Igam), Marcelo da Fonseca e o Prefeito de Passos, Diego Oliveira.
“Chegamos a esta etapa de celebração com os produtores rurais com alegria. O Sindicato Rural é parceiro desde o início dos trabalhos e membro atuante em todas as etapas desse projeto vitorioso iniciado na gestão passada e continuado pela atual gestão com responsabilidade e a seriedade necessária. O produtor rural cuida das propriedades, quem não cuida são pessoas da cidade”, comentou Darlan Esper Kallas.

Conforme Esmeraldo Pereira o maior parceiro é justamente o produtor rural que apostou na ideia do Bocaina Produtor de Água. “Se não tivesse a vontade de vocês, o projeto não existiria. Temos o maior orgulho de estar aqui hoje para este modesto, mas muito simbólico pagamento, para preservar a Bacia do Bocaina”, afirmou.

O Diretor do Igam, Marcelo da Fonseca contou que muitas pessoas dizem que é obrigação do produtor conservar as nascentes. “Até tem a obrigação legal, mas todos esquecem que essa obrigação está na lei para a proteção de um direito coletivo, de todos nós e esse programa surgiu com o objetivo de contribuir para aqueles que abrem mão para cuidar e conservar um pedacinho de sua terra com zelo e carinho para as nascentes para que todos tenham água em quantidade e qualidade”, salientou.

O prefeito Diego Oliveira saldou a produtora rural Maria Clarinda, e confessou ter conhecido o Projeto Bocaina através de Dirceu Oliveira e tem muito orgulho do trabalho feito pelo SAAE e todos os outros parceiros. “O momento é de festejar aquilo que vocês plantaram e agora estão colhendo. Este é um trabalho gradativo e sabemos a importância do produtor rural e do produtor rural consciente”, disse.

Etapas

“A nossa primeira vitória foi a mobilização das entidades locais e regionais, onde informamos a gestão do projeto, que tem hoje 40 parceiros. A segunda vitória foi a mobilização dos produtores rurais. A adesão foi grande e a permanência dos produtores rurais é muito boa. A terceira vitória é o início das obras em parceria com o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) e a prefeitura, os cursos de educação ambiental em parceria com o SENAR.  Construímos bastante barraginhas, terraços, estradas rurais e agora estamos com mais uma vitória, que é o pagamento pelos serviços ambientais que já está ocorrendo. O projeto está executando todas as suas fases, é claro que existem problemas, mas está correndo bem”, disse Dirceu.

A bacia hidrográfica do Ribeirão Bocaina abrange uma área de 457,9 km2. É caracterizada como bacia mista e envolve tanto a diversidade agrícola quanto o uso urbano intensivo, inclusive com atividades industriais diversas. É um dos principais mananciais de abastecimento público de água em Passos.
Até chegar ao pagamento dos produtores, o projeto passa por nove etapas, começando pelo diagnóstico da bacia. No período, já foram realizados 84 projetos Ideal da Propriedade (PIP), readequações de 12.439,93 m2 de estradas rurais, construções de barraginhas e terrações em nível e outras ações de conservação da água e solo, visando favorecer a infiltração da água no solo e a recarga do lençol freático, o que evita a erosão e o assoreamento das áreas pela chuva no ambiente rural.
VEJA TAMBÉM
Geral
20/12/2024

Feliz Natal

Geral
04/12/2024

Deu na imprensa

Tags