Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
SAAE Passos inicia convênio com cinco recuperandos da APAC
09/02/2026
09/02/2026
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Passos deu início na manhã desta segunda-feira, 09, à integração de cinco recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), de Passos. O convênio foi firmado com a associação, que prevê que apenados do sistema prisional possam trabalhar nos serviços gerais da autarquia como auxiliar de produção, ajudantes e outros. O contrato é de 12 meses contados a partir do dia 20 de janeiro de 2026, prorrogável por mais 10 anos.
Pelo convênio, os recuperandos podem trabalhar em apoio aos pedreiros, encanadores, operadores, auxiliares de produção e auxiliares de serviços gerais vinculados aos sistemas de água e esgoto; Roçado, capina e limpeza de áreas; demolição manual ou mecânica de concreto e revestimentos, pequenos reparos, escavação e reaterro de valas, carregamento e transporte de materiais; operação de motobombas e apoio às unidades operacionais; Limpeza e conservação de prédios, áreas e jardins; dentre outras atribuições compatíveis, mediante determinação superior.
A recepção dos novos trabalhadores foi no pátio de manutenção e contou com a presença do diretor do SAAE Passos, Esmeraldo Pereira Santos; do diretor-adjunto, Antônio Sérgio Fernandes da Silva; do gerente administrativo, Gabriel Silva Cardoso; do gerente operacional, Carlos Batista Bomfim; da supervisora de redes e ramais, Maytsa Lemos Almeida Vilas Boas; do gerente geral da APAC, Pietro Mandatti e do diretor de metodologia da APAC, Hélio Martins de Araújo.
Os recuperandos foram apresentados aos servidores do SAAE Passos que serão colegas de trabalho durante o período do convênio.
Conforme Esmeraldo, o objetivo é atender à demanda de profissionais, uma vez que o quadro do SAAE é bastante enxuto. “Além de nos ajudarem, esta é uma forma do SAAE Passos fazer a parte social apoiando a APAC neste processo de ressocialização. Eles estarão aqui para somar”, disse.
Pietro apresentou a APAC aos servidores e explicou que está há 26 anos em Passos na busca da transformação de vidas. “Estas pessoas precisam do apoio da sociedade. Erraram, mas estão dispostos a se recuperarem. O SAAE Passos está dando esta chance a eles. Foi emocionante para todos nós vermos estes homens recebendo o uniforme de uma empresa tão renomada como o SAAE Passos. Certamente nenhum deles tenha tido a oportunidade na vida de usar um uniforme de uma empresa tão séria como é o SAAE. Estamos efetivando um dos pilares que é a participação da comunidade”, afirmou.
A APAC já tem outras parcerias, dentre elas com a Prefeitura de Passos, com o convênio no qual 20 recuperandos estão participando e também outra com uma empresa de móveis, com 07 recuperandos atuando.
A APAC é uma entidade fundada em 30 de novembro de 1999, sua organização se deu devido à necessidade de implantação do método APAC no Município, tendo em vista contribuir de maneira positiva para o cumprimento de pena dos daqueles indivíduos que já estão devidamente condenados e segregados da sociedade.
A metodologia, prega a confiança como premissa, permeando todo o seu trabalho sob 12 elementos que foram exaustivamente estudados em mais de 50 anos da criação do método APAC. Os elementos são, 1. Participação da Comunidade; 2. Recuperando ajudando recuperando; 3. Trabalho4. Espiritualidade; 5. Assistência Jurídica; 6. Assistência à Saúde; 7. Valorização Humana; 8. Família; 9. O voluntário e o curso para sua formação; 10. Centro de Reintegração Social – CRS; 11. Mérito; 12. Jornada de Libertação com Cristo. Em suma, a metodologia apaqueana, prega preceitos como, disciplina com amor e dignidade as pessoas em cumprimento de pena. Atualmente a APAC Passos/MG, conta com 152 assistidos por este Centro de Reintegração Social. Nesta baila, por mais que uma das premissas do método apaqueano seja a ressocialização de maneira íntegra e efetiva, a APAC de Passos/MG, está enquadrada e se caracteriza de fato como sendo um estabelecimento prisional.
Além disso, é notório que toda e qualquer APAC, vise a reinserção social, trabalhando sempre sob a égide da confiança em relação aos recuperandos. A associação lida diariamente com a única e exclusiva ferramenta capaz de levar a um pensamento crítico acerca do cumprimento de pena, qual seja, o diálogo embasado na confiança e disciplina com amor.
A APAC entende que a ressocialização é individualizada em relação aos recuperandos. É notório que este Centro de Reintegração Social, é um órgão auxiliar da justiça, contribuindo efetivamente para a segurança pública do município há quase 26 anos.
A estruturação gerencial é devidamente consolidada e organizada e o trabalho exercido pela APAC de Passos merece o devido reconhecimento frente ao Município. Assim, conforme dispõe o Estatuto da APAC, toda a forma de contribuição é utilizada para viabilizar os atendimentos com qualidade e propiciar a manutenção da qualidade dos atendimentos dos recuperandos que cumprem pena neste Centro de Reintegração Social, não tendo nenhum fim lucrativo envolvido em sua atuação.
0800 340 0058
(35) 3526 3975