Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Geral
Servidores do SAAE Passos participam de Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas
14/03/2025
Dois servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Passos participaram entre os dias 13 e 14 de março, do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH) que deu início à 1ª reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH). O evento, realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), reuniu representantes das áreas de recursos hídricos, gestão pública e meio ambiente. Os participantes passenses foram o chefe da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande e da Estação de Tratamento de Esgoto, Ronaldo Nunes da Silva, que também é o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande e a gerente de Meio Ambiente, Tania Cristina Teles, representante do Conselho Regional de Biologia (CRBio).
A primeira reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia, após sua institucionalização pelo Governo de Minas Gerais, marca um novo momento para a gestão hídrica no estado. Durante dois dias de intensas discussões, especialistas e representantes debateram temas cruciais, como a regulação e as concessões de água e esgoto, reforçando a urgência do cumprimento do novo marco do saneamento. 
“Foram apresentados os desafios, caminhos e meandros para que os municípios avancem na universalização do saneamento, sempre com foco na eficiência dos serviços”, destacou a presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, presente no encontro.
A experiência da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento de Minas Gerais (ARIS-MG) foi um dos destaques do evento, trazendo exemplos bem-sucedidos e desafios enfrentados na implementação de políticas de saneamento. Outro ponto relevante da reunião foi o debate sobre o enquadramento dos corpos d’água, com destaque para a experiência da Bacia do Rio Doce, servindo como referência para o novo estudo que está em andamento no território do Rio das Velhas.
Além disso, a programação abordou os impactos das mudanças climáticas nos municípios, evidenciando a necessidade de tornar as cidades mais resilientes a eventos extremos, como estiagens prolongadas e chuvas intensas. “Tudo acontece na bacia hidrográfica, mas é no município que os impactos se fazem sentir. Os gestores precisam se preparar para essas mudanças”, afirmou Valgas.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho, e o diretor do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) abriram o evento destacando os avanços da gestão das águas no estado. Também participaram da abertura Marcos Gervásio, presidente do CREA-MG, Maurício Scalon, coordenador do FNCBH (Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas), e a deputada Leninha, 1ª-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O encontro também tratou assuntos como a Cobrança pelo uso da água e inadimplência nos comitês mineiros, o Plano Mineiro de Segurança Hídrica, a regulação dos serviços de água e esgoto, os avanços na recuperação socioambiental da Bacia do Paraopeba após o rompimento da barragem em Brumadinho, o enquadramento das águas e os impactos das mudanças climáticas nos municípios. Além disso, realizaram deliberações importantes, como a eleição dos representantes para o Fórum Nacional e decisões voltadas à estruturação do próprio Fórum Mineiro.

VEJA TAMBÉM
Geral
18/03/2025

DEU NA FOLHA

Investimentos
Tags