Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Geral
SAAE e SEDEST se unem para ampliar atendimentos de Tarifa Social
16/10/2023
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Passos, Esmeraldo Pereira Santos recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, 16, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (SEDEST), Rosely de Melo Grillo, juntamente com Joseane dos Reis Faria Mascena, supervisora Técnica da Proteção Social da SEDEST, Eliane dos Santos Carvalho Reis, coordenadora do Cadastro Único (CadÚnico) também da SEDEST e do SAAE participaram a gerente de Relacionamentos, Maytsa Lemos e a coordenadora de Atendimento, Vanessa Garcia de Mello. O objetivo da reunião foi alinhar a possibilidade de ampliar o número de beneficiários da Tarifa Social de água.
De acordo com Santos, atualmente o SAAE beneficia 2.191 pessoas com a tarifa, que tem a redução de 49,9% como desconto na conta de água e esgoto. “A Tarifa Social é um benefício que reduz as faturas e possibilita às famílias de baixa renda o acesso à água e destinação adequada de seus esgotos. Queremos e o SAAE tem a possibilidade de ampliar este número de 2.191 para 4 mil beneficiários”, afirmou.
Conforme explicou a secretária Rosely, esta será uma medida importante e vai atender quase a totalidade dos beneficiários passenses que atualmente são 5.969 famílias que recebem, por exemplo, o auxílio gás.
“Sabemos que muitas famílias que recebem benefícios não sabem que podem pedir este desconto, então, esta parceria será importante para otimizar esta função social tanto da SEDEST quanto do SAAE”, salientou Rolsey.
Têm direito ao benefício famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e unidade usuária classificada como residencial. Os interessados em participar do programa precisam procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro para preencher o Cadastro Único. Após o preenchimento do CadÚnico o beneficiário vai receber do Cras o documento chamado “Folha Resumo” e o Encaminhamento para o Saae. 
“Normalmente, com este documento em mãos, o cliente vai até o escritório do SAAE, na Praça da Matriz, levando também o CPF e Carteira de Identidade originais e ainda e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa para fazer o pedido da tarifa social. Com toda a documentação, o Saae vai fazer as diligências necessárias para conferir a veracidade das informações. O imóvel deve ser exclusivamente usado como moradia. E, em dezembro nós vamos também fazer um mutirão durante a entrega do auxílio gás para verificar se todos podem ser enquadrados na Tarifa Social”, afirmou Santos.
Ainda conforme informou o Diretor, mesmo antes do Decreto nº 470, de 08 de outubro de 2021, que aprovava o regulamento da prestação de serviços de atendimento aos usuários pela Agência de Fiscalização e Regulação (Arisb-MG), o SAAE já oferecia o serviço aos consumidores de baixa renda.
“O benefício regulamentado é uma grande conquista para as famílias de baixa renda, pois por meio dele pessoas mais carentes podem ter acesso aos serviços essenciais de abastecimento de água e esgoto por um preço mais acessível”, finalizou Santos.
Para o Prefeito Diego Oliveira, todas as formas de beneficiar a população mais carente devem ser levadas muito a sério. “Precisamos cuidar muito bem do nosso povo. Se é um direito que o passense tem, nós temos que facilitar. Procurem o Cras da sua região e vejam se tem o direito”, orientou o Chefe do Executivo.
Os Cras em Passos são o Novo Horizonte, Rua dos Alfaiates, 220 – Bairro Belo Horizonte; Nossa Senhora Aparecida/Equipe Volante, na Rua Bororós, 55 - Nossa Senhora Aparecida; Equipe Volante (Rural), na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 2517 – Centro; o Penha, na Rua Pitangui, 33 – Cohab; o Santa Luzia, na Rua Pará, 740 - Santa Luzia e o Coimbras, na Rua Pratápolis, N 1.105 – Coimbras.
VEJA TAMBÉM
Geral
20/12/2024

Feliz Natal

Geral
04/12/2024

Deu na imprensa

Tags